sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Eleitor tire suas dúvidas


Quem é obrigado a votar?
A inscrição e o voto são obrigatórios para os alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos, e facultativos para os analfabetos, jovens de 16 a 18 anos, e maiores de 70 anos.
               
O que acontece se eu não votar?
Como o voto é obrigatório, você deve justificar sua ausência, caso contrário deverá pagar multa imposta pelo juiz eleitoral. O mesmo acontece se a sua justificativa não for aceita. O eleitor que não votar e não justificar por três turnos consecutivos terá a inscrição cancelada. Para quem o voto é facultativo, não é necessária a justificativa.

Como e quando ocorrem as justificativas?
Se estiver no Brasil, você tem um prazo de 60 dias para justificar, a contar da data da eleição de cada turno. Já se estiver no exterior, tem 30 dias a contar da data do retorno ao Brasil e precisa apresentar o bilhete de passagem de retorno e o passaporte. Quem estiver fora da cidade onde volta pode justificar sua ausência no próprio dia da eleição, em qualquer posto de justificativa.

O que acontece se eu não votar e não justificar a minha ausência?
O eleitor que não votar nem justificar sua ausência nos prazos determinados pela Justiça Eleitoral, incorrerá em multa imposta pelo Juiz Eleitoral. Sem a prova de que votou, pagou multa ou de que se justificou devidamente, não poderá se inscrever em concurso público, obter passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda. Se o eleitor deixar de votar em três eleições consecutivas, seu título será cancelado

Se eu mudei de cidade ou Estado, como vou votar?
Você deve transferir o título para seu novo domicílio. Para isso, deve comparecer ao Cartório Eleitoral ao qual pertença a sua nova residência, levando o seu título eleitoral, os comprovantes de votação das eleições anteriores, RG original (o novo modelo de passaporte não é válido como documento de identificação para fins eleitorais, por não conter dados referentes à filiação) e comprovante de endereço recente, que pode ser conta de luz, extrato bancário, conta de telefone, etc. Será emitido um novo título eleitoral.

É permitido fazer boca-de-urna? 
Não. A boca-de-urna é crime eleitoral e a pena é de detenção de 6 meses a 1 ano, além da multa. Ela é caracterizada pela distribuição de material de propaganda política, como impressos, ou a tentativa de influenciar a vontade do eleitor, no dia da eleição.

Quais documentos devo levar para votar?
O eleitor deverá apresentar, obrigatoriamente, um dos seguintes documentos com foto para votar: Carteira de Identidade ou documento equivalente (Identidades Funcionais), Certificado de Reservista, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação. A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor leve também o título para facilitar a identificação de sua Seção Eleitoral.

Como vou saber onde votar?
Consulte no seu título de eleitor os números de sua zona e seção. Se ainda tiver dúvida, consulte pelo telefone a Central de Informações ao Eleitor: (11) 3130-2100 ou 148, ou o site do TER: www.tre-sp.jus.br.

Qual é o horário de votação?
Das 8 às 17 horas em todo o país. Às 17 horas, serão distribuídas senhas aos eleitores que ainda estiverem na fila.

Se eu não votar no primeiro turno, poderei votar normalmente no segundo turno?
Sim. São eleições independentes. Lembre-se de justificar, dentro do prazo de 60 dias, a falta ao primeiro turno.

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Para mais informações acesse www.tre-sp.jus.br

terça-feira, 14 de agosto de 2012

A vida sobre duas rodas


Há anos, a moto apresenta os maiores percentuais de crescimento de vendas entre os veículos e, infelizmente, também os maiores no envolvimento em acidentes fatais. Em Campinas, só no ano passado, os motociclistas estavam presentes em 22% desses acidentes. Isso significa que, de 17.818 acidentes que ocorreram na cidade, 3.913 envolviam motociclistas. 

Com números tão alarmantes, fica nítido como é imprescindível criar campanhas de conscientização para ordenação do trânsito. E foi isso que a Prefeitura, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – Emdec, fez ao lançar durante o mês de julho, a campanha “Cuide-se! Na moto o para-choque é você”. O objetivo foi alertar os motociclistas sobre os riscos no veículo de duas rodas e a necessidade de preservação da vida. Uma iniciativa importante tomada pelo governo municipal e que merece elogios. No entanto, é necessário também discutir a implantação de ações que deem condições de mobilidade mais adequadas para Campinas.

Como ando de moto quase todos os dias, constantemente vivencio o desrespeito no trânsito que envolve motociclistas, motoristas e pedestres. Sempre me pego pensando: “Como podemos desaforgar as principais vias de trânsito da cidade? O que pode ser implantado? Em Campinas, foram desenvolvidas faixas exclusivas para ônibus, por que não investirmos na implantação de faixas exclusivas para motos?”. 

Sei da importância de um trânsito menos caótico. É por isso que, em uma de minhas propostas de campanha, apresento ideias de melhorias para a mobilidade urbana e o trânsito. Quero propor a criação de motovias, faixas exclusivas para os motociclistas, evitando assim o conflito entre os meios de transporte e reduzindo o número de acidentes. Vou exigir da Secretaria de Planejamento Municipal que contemple em seus estudos esta possibilidade, pois hoje isso não é feito. Atualmente, existem avenidas e ruas em Campinas onde é possivel segregar o trânsito, como na Andrade Neves, Campos Salles e John Boyd Dunlop.
Vamos juntos fazer de Campinas uma cidade transitável e melhor! 

Não desista, nem desanime. Vote no Novo!

Miguel Di Ciurcio - 55.111


sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Nasceu minha neta Alice!

No dia 27 de julho, nasceu minha netinha Alice. Por ser um momento muito especial em minha vida e de minha família, quero compartilhar essa felicidade com meus amigos do blog.

Ela é linda e muito saudável!

É a carinha do vô! 

Um grande abraço,

Miguel